Como criar conteúdo para redes sociais?
O Marketing de Conteúdo para Redes Sociais é uma estratégia que tem como objetivo atrair e converter potenciais clientes através da oferta de conteúdo relevante e que ajude a solucionar um problema.
Ao esclarecer dúvidas, a marca gera valor para a persona. Sendo assim, ela passa a ser vista como uma referência em seu mercado de atuação e naturalmente, converte em vendas. Basicamente uma estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivos:
- Gerar reconhecimento de marca
- Educar o mercado
- Criar autoridade
- Gerar tráfego
- Conquistar leads
- Aumentar as vendas
Um dos pontos a se considerar ao criar uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo é a escolha dos canais. Além do site e blog, as redes sociais são poderosas ferramentas para divulgação dos conteúdos e atração de leads.
Por que criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para redes sociais?
Um dos grandes diferenciais das redes sociais é a possibilidade de construir um relacionamento com os seguidores através de um atendimento personalizado. Ao engajar os seguidores, a marca conquista fãs e gera um sentimento de pertencimento.
Através das redes sociais é possível criar uma maior aproximação com o público, conhecendo suas necessidades e desejos, o que permite traçar estratégias mais eficazes.
Em quais redes sociais investir?
Cada rede social tem as características. Sendo assim, é importante pensar nos formatos de conteúdo para cada uma delas. Há diversos tipos de conteúdo, como imagens, texto, vídeos, gifs, dentre outros. Além disso, é importante analisar o comportamento do público em cada plataforma. Dessa forma, o ideal é que os conteúdos em cada rede social sejam complementares.
O facebook é uma rede social que permite uma diversidade de formatos de conteúdo. Há um guia produzido pela própria plataforma com 10 dicas para criar conteúdo criativo para no Facebook.
O Instagram permite publicar fotos e vídeos no feed, IGTV, stories e reels. Para uma estratégia mais eficaz é importante fazer uso das diversas funcionalidades, como hashtags, lives, “arraste para cima”, recursos de interação do stories, dentre outros.
O LinkedIn é uma rede social corporativa, portanto, demanda conteúdos voltados ao ambiente de trabalho. Sendo assim, podem ser compartilhados artigos sobre o segmento de atuação da empresa, dados e insights sobre o mercado, além de permitir criar espaços para discussões e troca de experiências profissionais.
YouTube
Para ter sucesso no YouTube é importante conhecer a sua audiência. Para isso, teste conteúdos mais curtos e longos e seja criativo na edição. Conheça os influenciadores do seu mercado, invista na produção de vídeos de qualidade e estratégias de ranqueamento para se destacar diante da concorrência.
Como criar uma estratégia de conteúdo para redes sociais?
Criar uma estratégia de conteúdo para redes sociais demanda planejamento, constância e análise. A seguir listamos algumas dicas que te ajudarão a criar um relacionamento com seu público e conseguir um bom engajamento nas redes sociais.
1) Tenha uma persona
Primeiramente é preciso definir quem é a sua persona. Ela representa o seu cliente ideal. Para isso, analise a fundo o seu comportamento, anseios, dificuldades e desejos. Essas informações são importantes para saber com quem a marca vai se comunicar, quais conteúdos vai oferecer e qual linguagem será usada.
2) Defina os objetivos da estratégia
Quais são os seus objetivos com as redes sociais? Aumentar o reconhecimento de marca, gerar tráfego para o site, gerar engajamento, conquistar vendas? Ter claros esses objetivos auxilia a determinar quais ações serão necessárias para atingir o propósito.
3) Pense no posicionamento e no tom da comunicação
É importante definir o posicionamento da marca nas redes sociais. O tom da comunicação deve estar alinhado ao perfil da empresa e do público. Outro aspecto importante é levar em consideração um tom humanizado na comunicação.
4) Crie um calendário editorial
A constância nas publicações é imprescindível para gerar bons resultados nas redes sociais. Por isso, um calendário editorial pode ser muito útil na estratégia de conteúdo. O objetivo é que ele ofereça um panorama das das publicações, com datas, horários e o conteúdo de cada uma delas.
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