Facebook muda a regra dos 20% de texto em imagens
Quem já utilizou os anúncios pagos do Facebook sabe bem como é ter um anúncio reprovado por causa da “regra dos 20%”. Para quem não conhece é o seguinte: o Facebook permite que você impulsione sua publicação de forma paga, mas a imagem usada no post (que deve ter mais ou menos 1200x628px) deve ter no máximo 20% do seu espaço preenchido por texto. Para ajudar, o Facebook lançou o Text Overlay, uma ferramenta online que te ajuda a testar a quantidade de texto que tem na sua imagem e verificar se seu anúncio está ou não dentro dos padrões solicitados pela rede social. Porém, mesmo depois de passar por esse grid, o Facebook ainda poderia barrar seu anúncio quando você o enviasse para a análise antes de postar (para quem não conhece essa ferramenta, o Facebook analisa todos os posts patrocinados antes de aprovar a veiculação do mesmo).
Só que agora não tem mais essa regra. Bom… mais ou menos.
De acordo com Afsheen Ali, o Product Marketing Manager do Facebook, foram feitas algumas pesquisas que mostraram que as pessoas preferem anúncios com menos texto. Mas ainda segundo Ali, a regra que proibia anúncios com mais de 20% de texto era confusa, já que não ficava claro que um anúncio não estava de acordo com a política do Facebook até que ele tivesse sido submetido para análise. Então resolveram rever essa regra e tentar arrumar um jeito de deixá-la mais clara e simples.
ENTÃO, QUAL É A NOVA REGRA DE TEXTO EM IMAGENS DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK?
A regra dos 20% de texto mudou bastante, mas mesmo assim o Facebook ainda preza pela menor quantidade possível de texto em uma imagem. Só que agora ele vai classificar seu anúncio em 4 categorias: OK, Baixo, Médio e Alto. Então, mesmo que seu anúncio não seja reprovado por causa da quantidade de texto, ele pode sofrer uma penalização no número de pessoas alcançadas (apesar de continuar sendo impulsionado). Ou seja: o Facebook vai aprovar seu anúncio, mas vai divulgá-lo para um público de acordo com a categoria ao qual seu anúncio foi classificado. Vamos conhecer um pouco mais essas categorias: Quantidade de texto OK Seu anúncio não terá nenhuma restrição e será divulgado para a maior quantidade possível dentro das delimitações definidas pro anúncio. Quantidade de Texto Baixo Seu anúncio terá uma restrição leve e provavelmente não será exibido para todo o potencial disponível dentro das delimitações definidas pro anúncio. Quantidade de Texto Médio Se seu anúncio estiver nessa categoria ele sofrerá uma penalização razoável e alcançará bem menos pessoas que poderia atingir dentro das delimitações definidas pro anúncio. Quantidade de Texto Alto Nessa categoria seu anúncio ficará “de lado” nas prioridades do Facebook. Infelizmente seu anúncio será exibido para uma quantidade mínima de pessoas e provavelmente terá quase nenhuma audiência. Basicamente será assim: quanto menos texto tiver na imagem, melhor o Facebook divulgará ele na rede social e mais pessoas serão impactadas pelo anúncio. O Text Overlay já foi atualizado e agora ele já mede a quantidade de texto e te dá uma prévia de qual classificação você receberia após a análise do Facebook (lembra que nós falamos que o Facebook analisa cada postagem antes da veiculação?). Então continue de olho na quantidade de texto que você colocar na imagem do seu anúncio. Mesmo que o Facebook não bloqueie mais o anúncio por causa da regra dos 20%, ele ainda está prezando imagens com pouco ou nenhum texto e para manter seu padrão ele vai continuar priorizando os anúncios que estão de acordo com ele. Mudou a regra dos 20%, mas ainda temos essa limitação. Vale lembrar que estas regras também estão valendo para o Instagram.
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